terça-feira, 20 de julho de 2010

Exposição



Brasília e o Construtivismo: um encontro adiado

Erguida rapidamente, Brasília carregou em seu projeto urbanista os conceitos da arte modernista não contemplando um movimento artístico que, conceitualmente, estava totalmente relacionado com o processo de industrialização que o Brasil experimentava -- o construtivismo.

Hoje, 50 anos depois, obras dessa vertente, que poderiam ter sido perfeitamente incorporadas à paisagem urbana de Brasília, ocuparão lugar de destaque no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) na exposição Brasília e o Construtivismo: um encontro adiado, 20 de julho a 19 de setembro de 2010.

A ideia é justamente promover a interação entre o urbanismo/arquitetura moderna e a arte construtivista brasileira (Concreta e Neoconcreta) na Capital Federal, deixada à margem no período de sua construção. “É um cenário perfeito para a sintonia dessas duas produções de ponta do Brasil moderno, que, no entanto, jamais se consumou plenamente”, afirma o crítico de arte carioca Fernando Cocchiarale, que assina a curadoria. Ele dividiu a mostra em duas partes distintas e complementares: nos jardins do CCBB estarão as obras e projetos escultóricos/ tridimensionais e na Galeria 2 estarão as de escala menor.(Candango)

Brasília e o Construtivismo: um encontro adiado
Data: de 20 de julho a 19 de setembro de 2010
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 21h.
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília - SCES, Trecho 02, lote 22
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário