sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Cinema





Um filme que ultimamente vem se destacando nos cinemas é "Besouro".Trata-se da história de Besouro Mangangá(1895-1924), um capoeirista épico que tem sua história passada no estado da Bahia no início do século XX. Em um curioso acordo com os orixás tem seu corpo fechado, mas em sua luta contra seus opressores teve sua vida encerrada com um golpe de uma faca feita de tucum.

O filme foi dirigido por João Daniel Tikhomiroff, estreou no Brasil no dia 30 de outubro de 2009. Besouro foi interpretado por Ailton Carmo.Para as cenas de luta trouxe da China o coreógrafo de ação Hiuen Chiu Ku, responsável pelos efeitos especiais e lutas de Kill Bill, O tigre e o dragão e outros do gênero.
Trata-se de um bom filme, cenas bem filmadas, uma boa fotografia e efeitos de primeiro escalão, porém em várias partes fica muito evidente a inexperiência dos atores, que são em sua maioria capoeiristas. Isto ocorre principalmente quando contracenam com os vilões, atores profissionais. Mas vale muito a pena ver essa história de um herói brasileiro negro e ver na tela traços dessa cultura que fez e faz parte do nosso cotidiano e que muitas vezes passa desapercebido.

2 comentários:

  1. a imitação de filmes de luta estilo "herói" é palha. mas a sacação do cara virando um sapo e a câmera mergulhando na pagua foi irada.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, esse momento e a cena de amor como um jogo de capoeira são os pontos fortes do filme...

    ResponderExcluir